Unidade1_Atv5joãobosco

FICHAMENTO

- Nome do Programa: Conhecendo um Laboratório de Robótica Pedagógica
- Tema: Recursos Tecnológicos – Componente Curricular: Ciências Naturais
Site:HTTP://oglobo.globo.com/tecnologia/mat/2008/09/29/robotica_grande_ferramenta_de_aprendizagem-548447749.asp
Objetivos da aula- ampliar e/ou ter conhecimentos acerca dos Robôs, conhecerem a organização de um laboratório de robótica, trocar conhecimentos entre colegas e profissionais, comportasse de forma atenta durante a aula no laboratório ou no campo.
Nessa aula, podemos trabalhar os conteúdos conceituais, atitudinais e procedimentais, relacionados à robótica pedagógica, também serão trabalhados os conceitos dos Robôs, inteligência artificial, máquina, como são montados e programados, e, além disso, os alunos irão ampliar conhecimentos referentes aos tipos, características e funções dos robôs, além de tirar suas dúvidas sobre fabricação e o funcionamento, bem como sua utilidade na pedagogia educacional.
Essa atividade terá uma aula introdutória virtual no laboratório de informática da escola, com a utilização do objeto de aprendizagem encontrado no site: HTTP://www.pete.com.br e HTTP://www.pcna.com.br Particularmente, eu gostei muito desta sugestão de aula, porque a matéria Robótica está sendo inserida aos poucos pela rede Municipal, onde serão agregados aos projetos pedagógicos temáticos, para serem trabalhados pelos alunos e posteriormente, será lançado um desfio de robótica entre as turmas da escola.
Esta aula terá que ser realizada no laboratório do “Pete” sediado na Escola Técnica Federal da Paraíba (IFECT) – CEFET-PB.
O roteiro desta aula (no laboratório) será em forma de conversa/entrevista com os profissionais que trabalham no laboratório, onde os educandos terão que registrar todos os processos de conhecimentos adquiridos, através de fotos ou filmagem, ao retornar da visita, os alunos terão que registrar através de texto ilustrado, suas aprendizagens, organizar em grupo as informações registradas durante a visita, produzir cartazes ou slide criado no Power Point, colocando todos os materiais coletados.
E por fim, a nossa avaliação será por meio da apresentação dos trabalhos pós-visita, e analisar se os alunos:
• Relatam e relacionam os conhecimentos adquiridos;
• Analisam as fotos e o vídeo com senso estético, ético e crítico;
• Sintetizam e reorganizam as informações coletadas em campo.
Acredito que me utilizando deste recurso, melhorarei minhas aulas e facilitarei a aprendizagem dos meus alunos.