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Refletir sobre a identidade do professor e sobre a própria aprendizagem
“Uma das coisas que não pode ser mais pensado como algo que acontece somente no âmbito da escola,” é a formação de qualquer indivíduo, para viver e ser capaz de atuar na sociedade do conhecimento”.
É importante entender a aprendizagem como uma atividade contínua, estendendo-se ao longo da vida, pois o ser humano como sujeito implica em um processo de realização individual, porém, não individualista, isto é, ninguém se realiza sozinho ninguém pode ser indivíduo no isolamento.
A análise dos processos de aprendizagem nos diferentes períodos de nossa vida mostra que a aprendizagem como construção de conhecimento, acontece em duas etapas, na Infância e na terceira Idade, neste sentido, no que se refere a esta segunda etapa, estas aprendizagens servem para mostrar que os métodos e abordagens pedagógicas devam ser alterados, para que a educação se torne mais educativa e prazerosa.
Neste segmento, são debatidos os sentidos de ensinar e aprender tanto na infância como na terceira idade, onde também são discutidos os fatores que podem estimular estas aprendizagens, especificamente o papel da escola e dos agentes que devam auxiliar as pessoas a aprender continuadamente ao longo de sua vida.
“Não existe ser humano que saiba tudo sobre o todo de quaisquer fenômenos”.
Lembremos que, As novas tecnologias não vêm substituir as ações pedagógicas tradicionais, e nem tão pouco os Docentes, elas tem um grande potencial para trazer grandes mudanças à educação, Entretanto, vemos que o paradigma da educação tradicional tem preponderado em um grande número de
experiências, onde, possíveis causas e conseqüências desse processo são discutidas, como a integração da educação ao universo do consumo de massa.
Em fim, propõem-se princípios para a construção de ambientes de aprendizagem alternativos, utilizando as tecnologias como resultado de construção e não só como mídia de transmissão de informações.
No meu ponto de vista, uma das principais funções da educação formal, tal
como se considera na maior parte dos sistemas educativos, é possibilitar a formação integral e permanente do ser humano. E evidente que não podemos formar, como se pretende, cidadãos responsáveis, protagonistas críticos, criadores e transformadores da sociedade, se a educação formal permanecer alheia às novas tecnologias que condicionam a evolução dessa sociedade, se nas instituições educativas se ignora a importância do que talvez constitua o principal agente educativo dos dias de hoje: os novos meios de comunicação e difusão da informação.