Unidade1_atv3joãobosco

 Refletir sobre a postura da escola e da educação diante do panorama desenhado pelas novas tecnologias

Após ter assistido ao vídeo de Ladislau Dawbor, pude perceber que, hoje não basta ler e escrever, é necessário que o indivíduo aqui representado na figura do professor esteja cheio dos conhecimentos tecnológicos, onde as mesmas, também já estão à disposição da escola e tem a grande incumbência de utilizá-la em prol da melhoria da sociedade.
O papel do professor, portanto, é dar um sentido ao uso destas tecnologias, produzir conhecimento com uma teia de possibilidades. “O computador trouxe novas situações de aprendizagem que o professor deve gerenciar”, É possível, por exemplo, estimular o raciocínio lógico com jogos virtuais, O que a sociedade espera hoje é uma escola capaz de formar cidadãos para um mundo universalizado, mais complexo, mais veloz e mais competitivo. Para que uma escola possa formar homens e mulheres de bem, ela terá que estar munida de uma boa infra-estrutura e de bons profissionais, comprometidos em contribuir de forma significativa com esta mudança.
Hoje em dia, temos que saber lidar com todos os tipos de situações e temos que estar preparados para receber alunos advindos de várias realidades, onde muitos apresentam quase ou nenhuma, perspectiva de vida. Para estes a educação é a única esperança de mudança para a sua situação atual, caso a escola esteja consciente de seu papel, tal mudança virá. Uma das formas da escola superar suas dificuldades como agente transformador, está na ação de seus professores, no sentido de produzir educação de qualidade.
O professor como educador nunca deve dar-se por satisfeito no que diz respeito aos seus conhecimentos adquiridos, é obrigação dele estar sempre procurando novas formas de interagir, atualizando seus conhecimentos. O conceito de tecnológica dos Educadores, não pode ser como qualquer outro compactado e terminado, pois, no mundo, tudo está em constante transformação.
Fazer parte dos novos tempos não depende apenas dos equipamentos moderno.